DVD´s de sapateado inéditos no país são lançados no II Sapateia São Paulo em junho de 2006

Christiane Matallo e alunos estrelam os dois DVD´s – que terão lançamento mundial em 30 países

– com o apoio cultural da Só Dança.

 

“É um sonho realizado poder dividir um pouco da minha arte com o mundo”, fala Christiane Matallo, quando questionada sobre o lançamento mundial de seus DVD´s de sapateado que foram conhecidos no dia 3 de junho de 2006, no Conservatório Souza Lima (Rua José Maria Lisboa, 745), às 19h durante as atividades do “II Sapateia”. O evento foi fechado para imprensa e convidados. Os trabalhos foram compostos por aula didática com rotinas e coreografia, clipes, jogos interativos e história do sapateado. Confiram as particularidades de cada DVD, que conta com o apoio cultural da Só Dança:

DVD INICIANTE

Segundo Christiane o DVD para iniciantes, não é apenas para o público infantil, mas para todos os iniciados na arte do tap. “Quem nunca fez sapateado vai ter a sua vontade aguçada pelo estilo. Deixamos claro que as pessoas interessadas devem procurar uma escola especializada na hora de começar”, afirma Christiane. “O segredo do sapateador vem da sala de aula”.

O DVD que conta com o apoio cultural da Só Dança, começa com uma aula de sapateado com seqüências e rotinas. “A coreografia foi gravada como um clipe. O interessante é que usamos elementos brasileiros todo o tempo e o ritmo condutor é o mambo. Sempre tentamos usar a realidade brasileira em nossos trabalhos, seja na maneira de vestir ou interpretar”, conta a coreógrafa.

No trabalho o espectador ainda confere o clipe “Tudo é Som”, que leva a mensagem de que devemos respeitar a natureza e descobrir os sons que ela emite, seja das águas, dos animais ou do vento sob as árvores. O trabalho conta com letra de Christiane Matallo, música de Gilberto de Syllos e arranjos de Marcelo Onofri. “O resultado desse nosso frevo ficou maravilhoso. Minha inspiração partiu do trabalho que a Christiane me apresentou”, revela Onofri. “Tenho certeza de que vamos agradar muito o público”.

O DVD ainda traz um jogo interativo que aborda a nomenclatura específica, grandes personalidades e fatos históricos do sapateado, além de uma parte dedicada à história do sapateado no Brasil e no mundo. “É para aprender, se divertir e sapatear”, finaliza a bailarina.

DVD ADIANTADO

O trabalho do DVD dirigido ao público intermediário e avançado segue a mesma fórmula do trabalho dirigido ao público iniciante, aulas que demonstram técnica, musicalidade, versatilidade, nomenclatura, agilidade, velocidade e vários outros conceitos do sapateado, abordados por Christiane Matallo.

“Esse trabalho começa com um aquecimento dirigido, depois passamos para as seqüências coreográficas em sala de aula”, diz a bailarina. O DVD, que tem o apoio cultural da Só Dança, conta com diversos clipes. “O primeiro deles é uma parte do trabalho ‘da Corda pro Pé’, que esteve em temporada no ano passado em NY, e que é interpretado por mim e pelo contrabaixista Gilberto de Syllos”. No trabalho Christiane toca saxofone tenor e sapateia ao mesmo tempo.

Também no DVD, o público poderá ver um clipe chamado “Raízes” , resultado de anos de uma pesquisa com capoeira e sapateado feita pela bailarina. “Ter participado deste trabalho foi ótimo tanto para mim quanto para os capoeiristas. Essa mistura entre linguagens é muito interessante”, fala Marcão Acada, responsável pela Associação de Capoeira Arte e Dança Afro Acada.

O DVD ainda apresenta um clipe de samba com participação da escola Princesa de Mudereira de Campinas. “Fizemos um paralelo do samba com o futebol. Elementos brasileiros de nossa cultura em um ano de Copa do Mundo”, conta Christiane. O DVD também traz um link com a história do sapateado e um jogo interativo.

A direção musical em ambos DVD´s foi feita por Gilberto de Syllos.

Os DVD´s "A Arte de Sapatear" foram lançados em Nova York no TAP CITY em julho de 2007, na Filadélfia e em Los Angeles

Para comprá- los entre em contato:
infoc@trinys.com.br
www.sodanca.com