Sapateia São Paulo

O "Sapateia São Paulo", evento realizado pelo Studio de Dança Christiane Matallo desde 2005 na cidade de São Paulo, têm o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Sapateado americano (25 de maio).

A principal filosofia do "Sapateia São Paulo" é difundir, divulgar e trocar experiências sobre a arte do sapateado no Estado de São Paulo.

CONFIRA ALGUMAS EDIÇÕES ABAIXO!

 
PROFESSORES
Samuel Faez - Licenciado e bacharel em dança pela Unicamp, Samuel é um sapateador eclético e respeitado no meio, seu estilo "flash" de sapatear, impressiona e marca pela velocidade e mobilidade corporal quase acrobática. Tem um trabalho de sapateado fortemente influenciado pela dança contemporânea, sendo um dos grandes nomes desta vertente de sapateado no Brasil. Samuel também atua como professor e dançarino de Dança Irlandesa.
Samuel tem atuado como dançarino, em comercias e vídeo-clipes, e programas de televisão. Tendo participado de performances em novelas da Tv Globo, Especiais da Tv Record e Programas do SBT.
Patricia Stellet - Sapateadora, coreógrafa, atriz e professora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Iniciou seus estudos em Sapateado Americano em 1990. Já ministrou workshop em Ponta Grossa no Paraná em 2008 e 2009.Integrou grupos premiados nos maiores Festivais do País, como Festival de Dança de Joinville e Festidança , fazendo parte da CBS e da Feeling Companhia de Dança. Já ministrou aulas na Promenade Studio de Dança em São Paulo e atualmente da aulas na CBS Tap Factory, Coordena o sapateado na Corpus Academia de Dança e dirige seu próprio Studio também em São José dos Campos desde 1996. Tem experiência com grandes nomes do sapateado Internacional, como Jason Samuels, Barbara Duff, Chloe Arnold, Maud Arnold, entre outros.
Cinthia Vilas Boas -Cinthia Vilas Boas, psicóloga, bailarina, sapateadora e difusora da cultura negra no Brasil. Oficineira, educadora social e representante da juventude negra do Brasil. Organizadora da Semana da Consciência Negra de Campinas desde 2006. Na Casa de Cultura Tainã teve experiências com dança afro e tambor de aço. No Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungus, Puitas e Quinjenges com ciranda, jongo, maracatu, samba de bumbo, samba de roda, e maculelê. Fez aulas de dança de dança afro colombiana no Encontro Latino Americano e Caribenho de Pastoral Afro – Rio Chico (Miranda), na Venezuela e no Panamá. Ministrou aulas de dança afro no Congresso de Internacional de Jazz dance, em Indaiatuba, nos anos de 2009 e 2010.

Luizz Baldijão - Profissional de sapateado há mais de 25 anos Já passou por Nova York, Paris, Berlim, Viena, Rotterdam, Buenos Aires, além de várias cidades brasileiras. Participa de vários festivais de dança no Brasil como jurado. Participou de todas as edições do SAPATEIA SÃO PAULO. Trabalha junto ao terceiro setor desde 2001 e já formou profissionais nesse trabalho. Já produziu e dirigiu 7 espetáculos profissionais de sapateado Atualmente esta em cartaz com "O BRASIL COM OS PÉS NO CHÃO" espetaculo de sapateado que faz uma viagem pelas diferentes facetas da cultura brasileira. Leciona em São Paulo no Ballet Marcia Lago e no Anacã Corpo e Movimento, e em Campinas na Associação Beneficente Campineira.

JURADOS mostra comentada
Kika Sampaio - proprietária do Kika Tap Center há 28 anos, escola pioneira do Brasil especializada em sapateado. Sua formação inclui os mais renomados professores de sapateado de Londres Brasil e USA. Atua na área do sapateado americano como professora e coreógrafa. Criou coreografias para os principais musicais em São Paulo, trabalhando junto aos mais importantes diretores do teatro nacional como Charles Muller, Jorge Takla, Jorge Fernando, Wolf Maia dentre outros. Participou de vários Festivais de dança no Brasil como professora, jure e palestrante Foi do Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville 2005/ 200. Realizou o primeiro curso de sapateado a longa distancia pela Unidança.
Gilberto de Syllos - Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp / 2001). Iniciou seus estudos musicais a partir do violão e tornou-se baixista aos 17 anos. Desde então estudou no CLAM (Zimbo Trio), com Cláudio Bertrami (Medusa), Paulo Pugliesi, Jorge Oscar (Unicamp) e no Conservatório Musical de Tatuí. Autor do livro “Técnicas para baixo elétrico na música brasileira” (2008 / Ed Souza Lima). Desde 2002 é professor da Faculdade Berklee Souza Lima, em São Paulo, na qual é o responsável pelo programa do curso técnico de contrabaixo. De Syllos assina a direção musical dos DVDs "A Arte de Sapatear com Christiane Matallo" (2006), lançado em 31 países.
 
 

Apoio Cultural

VEJA COMO FOI O SAPATEIA SÃO PAULO 2010

TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO NORTE AMERICANO AARON TOLSON!

Em 2010,na sua 6ª edição, o evento aconteceu nos dias 19 e 20 de junho (sábado e domingo), em São Paulo.

No dia 19, no período da manhã, no parque do Ibirapuera, tivemos a Sapateandança e a Tap Mostra, onde os sapateadores se apresentaram e desfilaram no ritmo da Escola de Samba Mocidade Alegre.

Uma das novidades de 2010 foi que o júri especializado que fez comentários por escrito durante a apresentação.

No sábado a noite, tivemos a Tap Jam, no Consevatório Souza Lima com grande participação de músicos sob direção do Professor Gilberto de Syllos.

No domingo, dia 20, aconteceram aulas incríveis com Gisella Martins, Patrícia Stellet, Christiane Matallo, Luizz Baldijão e máster class com Aaron Tolson, co- diretor do Imagine Tap (último grande musical de sapateado nos Estados Unidos).

CONFIRA GALERIA DE FOTOS